Resenha: Casa de Bonecas – Henrik Ibsen 

Livro: Casa de Bonecas

Autor: Henrik Ibsen

Paginas: 190

Editora: Nova Cultural

Sinopse: “Para salvar o marido, Nora mente e faz um empréstimo escondido, mas quando seu marido descobre, a repudia. Ela então,  ao ver sua posição inferior na sociedade, revolta-se e deixa marido e filhos.”

Olá pessoal,

A Casa de Bonecas é dividida em três atos, é um drama da vida de Nora e sua família. O autor nesta peça de teatro faz um questionamento sobre as convenções sociais   do casamento.

Toda a história é em torno de Nora e seu marido Helmer que a trata de uma maneira bem paternalista. Ela chega em casa com suas compras para o natal, ele conversa, chamando sua atenção sobre os gastos exagerados, ao mesmo tempo a mima. Chamando-a de “cotovia” “esquilo”, “minha menininha” Nora aceita a forma como Helmer de tratá-la como criança e age infantilmente e sem a mínima responsabilidade, sua preocupação é apenas de satisfazer as vontades do marido e se preparar para festa de natal.

Logo em seguida vão aparecendo alguns personagens como Cristina Linde, Dr. Hank ambos amigos do casal. Senhorita Linde fica com Nora na sala para uma conversa, no qual Nora compartilha de um segredo que fez para salvar o marido quando estava muito doente. Senhorita Linde diz que Nora agiu de forma degradante e infantil e que deveria contar toda a verdade para Helmer. Porém, Nora não concorda. Nora fica perplexa e assustada, com a possibilidade de o marido não a perdoar mais.

Após a saída de todos da Casa, Nora recebe em sua casa o Sr. Krogstad que está preste a perder o seu emprego e quer que Nora interceda por ele,  para isso cobra a dívida de Nora. Ele a ameaça prejudicar não somente Nora, como o marido também. E a história vai seguindo até a descoberta por Helmer que imediatamente repudia Nora.  Deixando-a triste, desconsolada, sem fé alguma no casamento. Exatamente, neste momento Nora cai em si e toma uma decisão imediata e que vai mudar totalmente sua vida e de toda sua família. É uma decisão libertadora. Quando ela sai de cena nos deixam totalmente embasbacados.

É a primeira vez que leio uma peça teatro. Gostei muito da leitura no qual me prendeu logo na primeira cena. A peça é surpreendente e o final arrebatador. Para os padrões da época foi um história trágica e complexa. Cada vez que leio um clássico sempre fico entusiasmada e fascinada, é incrível a maneira como me sinto em relação a leitura. Casa de Bonecas ganhou 5 estrelas!

Vale a pena, super recomendo!

Daniela Correa

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s