Resenha: Delirium – Carlos Patrício 

Características: 

Livro: Delirium

Autor: Carlos Patrício 

Paginas: 228

Editora: Página 42 

Sinopse: Este é o tema de Delirium.

Nesta coletânea de contos o autor preza, sobretudo, pela diversidade e a originalidade. Pois em que outro livro você encontraria realidade virtual, experiência com alucinógenos, assassinos sádicos, debates sobre crenças e religião, um desabafo a la Kafka, e, até mesmo, os infortúnios de uma fofoca? Uma culinária diversificada e bem temperada para todos os paladares.(Skoob)

Olá Pessoal, 

Delirium – Carlos Patrício é um livro de contos nada convencional. Acho que pela capa dá para saber mais ou menos o que vamos encontrar, né? Por incrível que pareça o livro ainda me surpreendeu no seu primeiro conto. E olha que já li livros de thriller psicológicos, no entanto nunca imaginei algo semelhante, provalmente por conter cenas nada triviais, tais como sádicas. Sim, o primeiro conto contém sadismos, caramba! Sério foi a primeira vez que li sobre esse tema. 

O livro é dividido em vários contos, o primeiro me causou certos calafrios. Muito bem bolado a história, mais um pouco cansativo nos diálogos entre o sádico e a vítima. Porém, extremamente inteligente, pois o Carlos Patrício, demonstrou sua perspicácia em conhecimento e pesquisa. 

Os outros contos são mais leves na minha opinião.  Quando eu li a sinopse do livro e vi que teria até um desabafo a lá Kafka, fiquei na expectativa. “Vamos ver afinal o que o Carlos preparou” pensei. E de certa forma me surpreendeu de uma maneira um pouco negativa porque esperava um pouco mais, eu li alguns livros de Kafka e posso dizer que neste caso poderia ter sido melhor. Nada mais justificável, convenhamos Kafka é o mestre. 

Nós também encontramos uma certa comicidade até, que é o caso do conto do personagem Ricardo e a fofoca sobre sua vida. Este conto eu ri, mesmo sendo uma história trágica me causou boas risadas. E foi um gran finale, pela forma como começou, nada mais justo que finalizar sorrindo. Queria que o autor desse andamento neste conto e o transformasse em livro. Fica a dica, Carlos Patrício! 

Bom, acredito que o Carlos Patrício tem uma boa imaginação e escreve muito bem,  gostei do fato de Delirium conter múltiplos temas não deixando o leitor entediado. 

No mais gostaria de ver cada conto do livro virar uma história, porque o leitor fica com aquele dúvida, aquele vazio, aquela inexistência do final. E com outra capa, please!  

Bom é isso pessoal, essas são as minhas impressões sobre o livro Delirium, espero que vocês apreciem, apesar da capa ser “feia” (eu não gostei da capa, me perdoem) contém uma boa diagramatização, ilustrações excelentes e uma boa dose de terror X suspense X sátira que valem a pena serem lidos. 

Um abraço 

Daniela Correa 

Deixe um comentário

