Resenha: O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh- Elizabeth Gaskell 

img_6379

Caracteristicas:

Livro: O Chalé de Moorland / Lizzie Leigh

Autor: Elizabeth Gaskell

Páginas: 180

Editora: Pedrazul Editora

Classificação: 5 estrelas

Sinopse: Ambientando nas charnecas inglesas, O Chalé de Moorland é a história dos pobres irmãos, Maggie e Edward Browne, completamente diferentes entre si, e de Frank Buxton, um rico herdeiro de Combehurst. A gentil Maggie é devotada a Edward e o trata com todo amor, mas ele é arrogante e egoísta. Um romance comovente e encantador que vai emocionar o leitor. Esta obra traz também outro romance, Lizzie Leigh, que narra o drama de uma jovem ‘perdida’ em Manchester, Inglaterra, e o amor de Will pela dócil Susan Palmer. Duas adoráveis histórias com as marcantes características de uma das maiores contadoras de histórias da era vitoriana, Elizabeth Gaskell, a mesma autora de Margaret Hale (Norte e Sul). (Skoob)

Olá pessoal,

Hoje vou falar sobre O Chalé de Moorland e Lizzie Leigh da queridíssima Elizabeth Gaskell, que foi publicado pela Pedrazul Editora uma edição lindíssima e ilustrada. Eu sou fã da Pedrazul o trabalho deles é maravilhoso e não deixa a dever à nenhuma das grandes editoras do mercado. Eles estão fazendo história, trazendo para nós brasileiros edições que fizeram sucesso mundial e que antes não havia sido traduzido para o português.

Elizabeth Gaskell era uma romancista inglesa que viveu no período vitoriano, descoberta por Charles Dickens. Originalmente conhecida por ter escrito a biografia de sua amiga Charlote Brontë. Ela escreveu além do Chale de Moorland, as obras Margareth Hale (Norte e Sul) lançado pela Pedrazul, Mary Barton, Crandord, Ruth, Os Amores de Silvia, Esposas e Filhas, e vários outros romances menores e contos, alguns deles já anunciados pela Pedrazul.

Em Chalé de Moorland conta a história de Maggie que é rejeitada pela mãe, após a morte do pai, um pároco auxiliar da Combehurst, Sra Browne tem olhos apenas para o filho mais velho, Edward. Maggie é uma menina extremamente bondosa e inocente, ela é encarregada de fazer os afazes da casa completamente sozinha, enquanto seu irmão recebe todos os mimos. Eles moravam em uma cabana completamente afastada de tudo, no meio de uma charneca que possuía ligações com um cavalheiro rico chamado Mr. Buxton, que tenta aproximar a família da sua própria família. Nessa aproximação Maggie linda e bondosa conhece Frank e a sobrinha Ermínia, na qual tornam-se amigos. Edward com seu jeito maldoso somente os afasta.

Com o passar dos anos Maggie continua contribuindo com sua doçura e bondade a família de Mr. Buxton que a recebeu com carinho e amor. Após um tempo de calamidade Frank percebe que seu encanto por Maggie se torna mais forte e a pede em casamento, porém Edward com o seu caráter maldoso, egoista e aproveitador torna impossível que os sonhos de Maggie venha a se tornar reais.

Um romance encantador e singular  que transporta o leitor para dentro do coração de Maggie que com sua bondade e amor que contagia quem lê.

Lizzie Leigh

Um conto curto e que emociona a todos. Lizzie é uma jovem que se perde em Manchester, Inglaterra. Sua mãe após a morte de James Leigh, decide morar em Manchester para procurar pela filha. Seus dois irmãos, Will e Tom a acompanham. Will conhecem Suzan e se apaixona, porém tem medo de se declarar por causa da história passada do desaparecimento da irmã, inevitavelmente sente medo de ser rejeitado. Suzan tem uma sobrinha, que cuida com um enorme carinho e amor. A Sra. Leigh deixa de procurar por Lizzie e no intuito de ajudar seu filho Will  vai a procura de Suzan para contar sua história.

É um conto curto, no entanto emocionante porque esconde segredos e revelações que me fizeram chorar. Um conto forte e que nos leva a repensar sobre o amor e o perdão. Elizabeth Gaskell foi muito feliz ao escrever Lizzie Leigh.

Recomendo de olhos fechados, são dois romances curtos que são transformados em grandes clássicos da literatura inglesa. Muito bem construídos e a narrativa é excelente!  Eu amei! 💙

Um grande abraço

Daniela Correa

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s