Resenha: Divergente – Veronica Roth

 
Características:

Livros: Divergente

Autora: Veronica Roth

Páginas: 504

Editora: Rocco

Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. (Skoob)

Olá pessoal,

Estava aqui pensando, como iria iniciar essa resenha…tenho uma confissão para fazer: “até hoje não tinha lido um livro dessa série” e olha que já havia assistido o filme no qual me interessou e chamou minha atenção, é uma Distopia diferente, que deixa nas entrelinhas uma mensagem de superação e união. 

Eu gostei da leitura, sim! Esse mês eu li algumas distopias e por incrível que pareça (mais outra confissão) andei passando na frente da minha infinita lista de tanto de livros para ler , deixando de lado especialmente os clássicos da literatura. Eu prometi que leria mais clássicos…só que não estou conseguindo, porque tenho alguns desafios para participar. (Todo ano eu falo não participarei de nenhum desafio, no entanto, lá estou eu de novo) 

Divergente foi um dos livros que escolhi para compor minha participação. (Quase me arrependendo de prometer coisas para mim mesma que infelizmente não vou conseguir cumprir)

Dando seguimento…eu gostei do livro, a narrativa é na primeira pessoa, no caso é a Beatrice que conta a história. Eu já fiz meu pedido na Amazon, sim comprei os livros físicos da série Divergente. Quero ler todos! (Descobri que tenho uma quedinha por Distopia, rsrs)

A história se passa no futuro, a sociedade foi dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Fraqueza e Erudição. Quando alguém não pertence a nenhuma facção se torna ninguém menos que os sem-facção. Os jovens ao completar 16 anos participam de uma cerimônia de iniciação para escolha das facções, eles deverão escolher e permanecer para sempre.

“Aqueles que desejam o poder e o alcançam vivem com medo de perdê-lo. É por isso que devemos entregar o poder àqueles que não o desejam.”

Beatrice é uma menina de dezesseis anos que cresceu na Abnegação e tem que escolher em qual facção irá fazer parte, ocorre que ela ao fazer a iniciação descobre que é uma Divergente, ou seja, tem todas as qualidades de todas as facções e a escolha deve ser realizada pelo coração. E ao fazer isso escolhe Audácia para sua surpresa. Dá-se inicio a sua luta para entender e enfrentar os perigos de sua escolha, especialmente ficar longe da sua família.

“Acredito nos atos simples de bravura, na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa de outra.”

Ela não está sozinha, Tobias – o Quatro se torna um amigo e um amor em frente à guerra que está apenas iniciando. Juntos descobrem que suas escolhas definirão seu futuro, no qual terão que lutar. 

“Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.”

Apesar de ter assistido o filme antes da leitura ouso dizer que gostei dos dois. Quem não leu, recomendo! É na minha opinião uma Distopia futurista que tem muito para nos ensinar sobre como vencer os medos  e aprender a confiar em si mesmo. A leitura é ótima e flui bem, os personagens são intensos como no filme, aliás gostei bastante da escolha dos  atores que que representam os personagens do livro. 

Embora eu acredito ser a única que ainda não tenha lido essa série. Rsrsrsr….Sofri e lutei junto com os personagens. Preciso apenas encontrar tempo para ler os outros livros da série. 

Gente, outra coisa eu não me baseio no que os outros falam sobre determinado livro, gosto de ter minha própria opinião a respeito, quando digo que gostei do livro falo e escrevo a verdade, okay! 

Um abraço

Daniela Corrêa

Deixe um comentário

