As Memórias Perdidas de Jane Austen – Syrie James 

  
Olá Pessoal, 

Terminei na madrugada de hoje o livro “As Memórias Perdidas de Jane Austen” da Syrie James, indicação da Laynne Cris do blog “Meu espaço Literário”, eu tenho uma lista enorme de leituras para dar continuidade, porém como estou numa fase romancista me convenci em passar na frente este livro em especial. 

Muito bem, eu sou literalmente apaixonada pela Jane Austen, quem não é? Quem não gostaria de conhecer mais sobre a história de vida da Jane? De todas as minhas heroínas, ela com certeza seria a minha preferida. E é exatamente, neste livro em especial que tive a possibilidade de visualizar essa heroína na história contada por Syrie James. Se fiquei impactada e apaixonada? Sim, com certeza. Se fiquei triste e melancólica também ouso dizer. 

Syrie escreveu as memórias interligando cenas e aspectos vivenciados supostamente pela Jane no qual deu vida para os seus livros, no meu entendimento foram no mínimo, hilariantes e irônicas, gostei demais e a conciliação dessas cenas com os trechos de seus livros foi na minha opinião ousada e inteligente. 

“Ser capaz de oferecer um prazer inocente, puro e genuíno é o maior poder que um homem pode ter” Dr. Johnson

Syrie nos concedeu de certa forma, mesmo que fictícia, a oportunidade de nos aproximar intimamente de Jane Austen. É improvável que Jane tenha tido um romance da forma como foi relatado. Eu realmente, fiquei melancólica ao final e não posso dizer que gostei, prefiro a ideia referente à morte do seu amado. 

“Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não o sei dizer. Talvez seja essa doença enlouquecedoras que tem me perturbado ocasionalmente nos últimos tempos…”

Porém, como historiadora, James, seguiu algumas linhas fiéis aos relatos à vida da discreta e doce Jane Austen. 

Acredite se quiser…

“Você quer dizer que, se eu acreditar na sua história como a contou, ela será tão boa como se fosse verdade?”

Eu gostei muito do livro, vale a pena ler e se deliciar com esse romance tão gostoso de ler. 

Um grande abraço 

Daniela Corrêa 

5 comentários sobre “As Memórias Perdidas de Jane Austen – Syrie James 

Deixe um comentário

