Persuasão – Jane Austen 

Olá pessoal,

Hoje não vou resenhar o livro “Persuasão” quero apenas destacar nessas curtas linhas meu mais profundo amor e admiração por este livro.

 
Estou atraída singularmente para Anne Eliot, até ouso dizer que é a  heroína do meu coração. Se tem uma pessoa que gostaria de encontrar seria ela. (Falando e sonhando com esse encontro imaginário) O que faria? A abraçaria e certamente seria sua amiga até os finais dos meus dias. (Como é bom sonhar, né?) Como seria bom ter uma amiga tão admirável e ilustre. Sinto-me compelida à amar Anne Elliot.

Como o Pai Sr. Walter Elliot não conseguia enxergar a filha com tal admiração e respeito. Com certeza Jane Austen retrata-o bem nos primeiros capítulos, como um homem vaidoso e excêntrico. Seus olhos eram todos para Elizabeth sua filha mais velha a quem tinha mais afinidade e apreço.

 

Meu encanto se confirma do início ao fim deste livro, último romance de Jane Austen, no qual à medida que releio posso dizer que amo mais e sempre amarei “Persuasão” por ser o romance que mais tocou meu coração.

Amo o capitão Frederico Wentworth  (é trai meus sentimentos em relação ao Sr. Darcy, queridinho de muitas) e tudo o que nele há: beleza, sinceridade, amor intenso, ciúme, orgulho ferido, polidez e timidez. São dignos de completa admiração da minha parte.  Como não amar, me digam? Leiam esse trecho de sua carta para Anne, e tirem suas conclusões:

Amo a forma como Jane descreve o romance, com soberania e uma delicadeza de detalhes que me emocionam profundamente.

Em que lugar eu estive nesse dia e meio? Dentro das linhas de Persuasão…sendo arrebatada pelo amor impedido de ser vivido. Que me levou a emoção do reencontro e seus infortúnios…até chegar ao enlace final do bater descompassado dos corações unificados.

Nunca faria nenhuma crítica destrutiva à Jane Austen, não ousaria, não sendo nenhuma especialista no assunto, seria evasiva e vaidosa, na minha opinião é a melhor escritora. Sempre fui admiradora de seu trabalho e assim o serei eternamente.

Desculpem-me esse desabafo, que nada tem haver com uma resenha… No entanto, eu gostaria de dizer ao mundo quanto amo o livro “Persuasão” e seus personagens. O quanto sinto-me privilegiada em ler novamente esse livro que tanto fala ao meu coração. E não tem lugar melhor que aqui no blog, onde deixo um pouco do que sinto e escrevo em meu diário.

Estou super boba e apaixonada hoje, então até mais!

 

Um abraço a todos

Daniela Corrêa

Anúncios

4 comentários sobre “Persuasão – Jane Austen 

  1. laynnecris disse:

    Ah, Dani… agora seria sua amiga íntima forever! Eu sou extremamente apaixonada por Jane Austen. P E R S U A S Ã O, tenho um caso de amor com este livro, inclusive estou relendo ele neste momento. E, realmente o estilo sarcástico e ao mesmo tempo delicado e inteligente ainda não encontrei em mais ninguém a não ser a minha grande heroína Jane Austen.
    Também gosto da Anne, mas gosto mais da Emma. Adorei a resenha… tenho várias da Jane também publicada, se ainda não leu… dá uma olhadinha!

    Ah, e se acaso ainda não leu, recomendo que leia “As memórias perdidas de Jane Austen” – da Syrie James. Ela recria através de uma narrativa similar a da Jane Austen toda a vida da Jane. Pude me sentir lá vivendo e conversando com a JA.

    Um beijão
    Excelente gosto literário

    Curtido por 1 pessoa

    • Daniela Correa disse:

      Oi linda Laynne…o que dizer e quais palavras encontrar para descrever seu comentário. Ser grata é a primeira delas: obrigada, tenho certeza que seremos amigas para sempre. Já estou passando pelo seu blog, após responder o seu comentário. Sexta-feira agendei para responder a Tag que me indicou. Então somos duas com excelente gosto literário, né?
      Eu não li as memórias perdidas de Jane Austen da Syrie James. Vou imediatamente procurar na livraria para ler. Da Syrie eu tenho “O Diário Secreto de Charlote Brontë” que está separado para ler ainda este mês. Adorei a indicação do livro, quero ler o quanto antes.
      Um beijo grande minha querida e doce amiga.
      Danne

      Curtido por 1 pessoa

      • laynnecris disse:

        Que máximo! Adorei a escrita da Syrie… ela meio que incorpora a escritora,sabe! Acredito que vá gostar… eu amei. Esses dias comprei Novelas Inacabadas da Jane Austen e estou aguardando ansiosíssima que lancem no Brasil as famosas cartas da Jane Austen… sabe, se tem lançado? Nunca encontrei. Bom, e também tenho que fazer umas economias porque logo será comemorados os 200 anos sem Jane… e com certeza vai ter umas lindas edições.

        Abraço
        Sua sempre fiel

        Laynne Cris

        P.s.: deixa eu emprestar o estilo austen de resposta… que amooo ❤

        Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s