Resenha: Margareth Hale – Elizabeth Gaskell 

 Característica:

Livro: Margareth Hale, ou, Norte e Sul

Autora: Elizabeth Gaskell

Páginas: 432

Editora: Pedrazul

ISBN: 978-85-66549-11-9

Sinopse: MARGARET HALE nasceu em Helstone, um diminuto paraíso terrestre localizado no Sul da Inglaterra. Ainda muito pequena fora enviada pelos pais para viver com uma tia, em Londres. Mas, enquanto aprendia a ser uma dama refinada, ela se via distraída sonhando com os campos floridos de Helstone, com o ar puro e o céu azul, coisas quase impossíveis de visualizar na capital inglesa. Quando finalmente sua prima se casa, e Margaret é liberada para voltar à casa dos pais, em pouco tempo é forçada a deixar o campo, lugar que tanto amava e pelo qual tanto sonhara, e se mudar para a sombria e poluída cidade industrial de Milton, no Norte. Acostumada à doçura e idílio do sul, Margaret testemunha o mundo duro e brutal, forjado pela revolução industrial. Chocada com tantas diferenças, aos poucos a jovem começa a descobrir Milton, seus habitantes, o funcionamento das fábricas e as relações entre patrões e operários. Solidária com os pobres, cuja coragem e tenacidade ela admira e entre os quais faz alguns amigos, nossa heroína se choca com o belo John Thornton, um industrial do ramo de algodão, cuja rigidez e atitude insolente para com os trabalhadores ela tanto despreza. O confronto entre Margaret e Mr. Thornton é considerado uma reminiscência das desavenças entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, personagens de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

Olá pessoal,

É com muita honra que escrevo esta resenha sobre o livro: “Margareth Hale” não é simplesmente uma resenha, é minha humilde opinião, ouso escrever. Eu tenho uma certa devoção por romances de época, e este em especial me tomou de uma forma extrema,não conseguia parar a leitura, certamente gostaria que não estivesse acabado.

 A história de Miss Hale é marcada por inúmeros fatos, entre eles sofridos, cheios de dor e por dúvida, que ao final é emplacada pelo romantismo. A história contada na época da Revolução Industrial, mostra duas formas distintas da Inglaterra. Ao norte, cintilada pelos campos e nobreza. Ao Sul, a obscuridade das indústrias e poluição da cidade de Milton. Margareth conhece as duas faces imponentes e suas diferenças. É nesse percurso de profundas mudanças ela encontra sorretaremente o amor e o orgulho andando lado a lado até a sua devida transformação marcada por perdas irreparáveis.

Eu estou apaixonada pela riqueza de detalhes políticos e históricos, os diálogos de Miss Hale, Mr. Hale, Nicholas Higgins, Mr. Thornton e Mr. Bell, nos dão a clareza necessária para entender a revolução industrial, as diferenças de opiniões entre os mestres e os operários, as greves e as consequências políticas e sociais para a época. Conforme aprofundava a minha leitura me via fascinada em pesquisar, e por incrível que pareça, me fez também lembrar dos meus estudos sobre a Revolução Industrial quando da faculdade.

 Margareth Hale é um livro primoroso. Estou  Impressionada com as citações contidas, as notas de rodapés , muito bem organizadas. A Editora Pedrazul ( http://www.pedrazuleditora.com.br) está de parabéns! Eu tenho outros livros comprados diretamente pela editora e sabe qual a vontade que dá? De comprar todos! Sem dúvida nenhuma.

 Eu asseguro que vale a pena comprar e ler esse romance que é um verdadeiro clássico da literatura inglesa.

Eu muitíssimo recomendo! 😉

Desejo a todos uma ótima semana.

Daniela Corrêa

10 comentários sobre “Resenha: Margareth Hale – Elizabeth Gaskell 

  1. Jane Austen disse:

    Olá! Primeira vez que visito seu blog, e vim parar aqui devido a recomendação da editora Pedrazul no Facebook! Realmente, essa história é magnifica! Também sou apaixonada por romances de época.. Desde Jane Austen (minha preferida) a Julia Quinn e Emma Wildes. Seu blog é muito amor! Foi um prazer imenso encontra-lo!

    PS: Te recomendo a série da BBC adaptação dessa história: “North and South”. Ela tem 4 episódios e está disponível no Youtube legendada! É excelente e muito fiel a história. Não deixe de conferir!

    Curtido por 1 pessoa

    • Daniela Correa disse:

      Oi querida, em primeiro lugar obrigada pela visita. Em segundo, já assisti a série duas vezes e sou apaixonada em todos os sentidos da palavra. Não tenho palavras para agradecer seu comentário e carinho. Muito obrigada, mesmo! Sou apaixonada por romance de época…e a Pedrazul editora é minha editora do coração.
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário