Resenha: Ratos – Gordon Reece 

  Características:

Livro: Ratos

Autor: Gordon Reece

Páginas: 240

Editoras: Intrínseca

ISBN: 978-85-8057-139-4

Sinopse: Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.

Olá Pessoal,

Sabe aquele livro que você lê e se sente profundamente tocada com a história? Eu demorei para fazer a resenha deste livro, não somente pela história ter mexido profundamente comigo, mas pelo fato de ter me reconhecido nela. Ao longo da nossa caminhada algumas pessoas tem que passar algumas situações e traumas, e quando se lê histórias que se assemelham a sua, fica mais difícil relatar sem se emocionar, mesmo sabendo que é pura ficção.

A história de Shelley é cheia de reviravoltas e as colocações do autor quando faz semelhanças a ratos, me intrigaram. Será que somos todos ratos? Eu fui pesquisar sobre os ratos, apesar de viverem em tocas, são animais observadores e estão sempre se esgueirando pelas sombras, tem como predadores inúmeros animais. Porém, são notáveis animais pela capacidade de se adaptar em qualquer ambiente, se tornando os mais bem sucedidos mamíferos da terra. Voltando à Shelley ela passa por uma difícil situação em casa, ela e sua mãe passam por maltratos pelo pai. E para dificultar ainda mais sua vida, ela começa a passar por bullying na escola e as pessoas que menos imaginava, suas amigas, começam a agredí-la moralmente e fisicamente.

  

Shelley não conta nada para sua família, por causa dos problemas que vê sua mãe enfrentando com o pai, prefere se calar. E pelo fato de sentir vergonha por ter deixado o bullying ir longe demais e ser pessoas conhecidas da família. 

   

 Ela tenta resolver ao seu modo, até que um dia é agredida de uma forma tão cruel que vai parar no hospital. Ficando com sérias cicatrizes no rosto. A mãe até tenta fazer com que a escola tome alguma providência quanto ao caso. Porém,  a resposta da escola a faz recuar e se mudar para um local mais distante possível e principalmente das pessoas que fizeram mal a Shelley. Em um chalé bem distante de onde moravam, sem vizinhos.

Separada do marido, a mãe de Shelley tem que tomar as rédeas da sua vida como advogada, após anos volta a trabalhar em um escritório de advocacia, como assistente jurídica. Shelley ficava estudando em casa. Em seu aniversário de 16 anos um ladrão entra no chalé para roubá-las. No calor da emoção e para salvar a sua vida e de sua mãe, Shelley toma uma decisão que mudará a sua vida para sempre. 

Essa história é cheia de reviravoltas e é crucial não perder nada de vista porque a desenvoltura da mãe se torna essencial para o futuro das duas. Ao que  parece ela deixa de ser rato para ser o melhor que uma mãe consegue ser na proteção de um filho. O final não me agradou, no entanto fiquei imaginando o que uma mãe nesta situação faria, protegeria ou condenaria seu filho? 

Ratos, mexe com o imaginário e nosso subconsciente, o autor faz o leitor pensar e questionar, em vários momentos parece que você faz parte da história, além do mais nos mostra o quanto as agressões na escola e na sociedade são prejudiciais ao ponto de mudar um ser humano pelo resto da sua vida. É um bom livro, sobre o tema Bullying e suas consequencias na vida daquele que sofre.  Vale a pena conferir. No entanto, se prepare para o final, que não é exatamente o que você deseja e espera. Surpreendente é a palavra certa! 

Um abraço a todos! 

Daniela Corrêa

Anúncios

10 comentários sobre “Resenha: Ratos – Gordon Reece 

  1. Lilian Farias disse:

    Não recordo de ter visto esse livro, mas ele parece bem especial. então, compreendo o motivo de você ter demorado na resenha, alguns livros fazem isso comigo também.
    A história de Shelley me pareceu fascinante. Obrigada por trazer livro diferente e especial para seus leitores. Não aguento mais comentar nos blogs resenhas dos mesmos livros, é cansativo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Daniela Correa disse:

      Lilian, sabe que ultimamente eu tendo estado da mesma forma, da preguiça de ler até o livro. Rsrsr.
      Ratos é um livro excepcional e a Shelley é com certeza fascinante e concentra dentro dela muita coisa que ficou retida devido ao bullying. Se você for ler o livro se prepare para o que vem adiante nas entrelinhas da história. Super recomendo.
      Beijos

      Curtir

  2. Gab Bastos disse:

    Oi oi, como vai??
    Estou com esse livro aqui a um tempinho e venho atrasando sua leitura, acho que esse é o momento de dar uma oportunidade e finalmente ler.
    Amei sua resenha, ficou incrível e passou muito bem a história, espero gostar do livro.
    Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gustavo Silveira disse:

    Oieee, tudo bem? Já tinha visto este livro mas eu não sabia que o mesmo tinha esta premissa, fiquei surpreso ao descobrir do foco do livro, achei bem interessante mas eu acho que não leria este livro no momento rs, mesmo assim valeu pela dica, Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s