Resenha: Eleanor & Park – Rainbow Rowel 

 Características:

Livro: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell

Páginas: 328

Editora: Novo Século

ISBN: 978-85-428-0125-5

Sinopse: Eleanor é a nova garota na cidade e ela nunca se sentiu mais sozinha. todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, é uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e – aos olhos de Eleonor -impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite é uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano de 1986, Eleanor e Park é engraçado, triste, chocante é verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.

Olá pessoal,

Que livro apaixonante! É uma história de primeiro amor envolvente e especial. A autora descreve em uma narrativa única a história de Eleanor e Park dois jovens de dezesseis anos que se conhecem em um ônibus e juntos eles embarcam numa aventura chamada primeiro amor. Dois jovens diferentes, Eleanor, uma ruiva que se veste de modo estranho porque pensa que é gorda. Ela é a mais velha e sua família é extremamente problemática. E a escola para ela é como uma válvula de escape para fugir dos problemas familiares, apesar de, por ser estranha ela sofre bullying por seus colegas da escola. Park é descendente coreano, sua paixão é os livros em quadrinhos e a música. Ele apesar de ser coreano não é incomodado por seus colegas ao se manter a distâncias de problemas.

Eleanor e Park se conhecem no ônibus da escola, o encontro é até inusitado, Park tenta ignorá-la no início porém com a proximidade dos dois eles iniciam de uma maneira bem peculiar, dividindo os quadrinhos de X-Men e Watchmen. Assim, é o começo da amizade que se transforma em paixão após um tempo com o som de The Cure e Smiths.

Acontece que Eleanor tem sérios problemas em casa com seu padrasto e que a diminuem a todo instante, e quando está bêbado maltrata, abusa e agride a mãe e a família como um todo. Eleanor vive na precariedade e até tomar o banho é complicado para ela pela falta de privacidade e não ter porta no banheiro. Já Park tem uma família linda e bem estruturada, isso faz com que Eleanor se sinta bem ao lado deles. E passa mais tempo com Park e sua família do que com a dela. E esse motivo acaba complicando as coisas para ela.

A história apesar de todo o romantismo tem também seus dessabores e é no decorrer dela que você descobre que o amor apesar de tudo não consegue vencer as lutas diárias de Eleanor. Ela precisa tomar uma atitude no qual  vai determinar seu futuro com Park.

Pessoal, eu adorei a narrativa da autora e os diálogos dos personagens que são digamos punk. Essa época de 1986 os diálogos eram bem característicos e boca suja, a autora retratou muito bem. É um romance inteligente e surpreendente. Eu gostei da leitura, dos ambientes criados por Raiwbon. Odiei o padrasto de Eleanor e fiquei consternada com os vários bullying sofridos. Fico pensando em como é difícil para um adolescente passar por esses abusos escolares. Devemos pensar mais sobre esse assunto e orientar mais nossos filhos.

Leiam o livro, é excelente. Quero ler os outros livros da autora.

Um abraço

Daniela Correa

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha: Eleanor & Park – Rainbow Rowel 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s