As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Título: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Autor: C.S LEWIS
Editora: Martins Fontes
Páginas: 180
ISBN: 8533616155

Dando seguimento nas minhas leituras do livro as Crônicas de Nárnia, a segunda Crônica lida foi O Leão, A feiticeira e o Guarda-Roupa.
Uma das preferidas em todo o mundo, porque conta a história de quatro crianças, que tiveram que sair de Londres por causa dos ataques aéreos, da segunda Guerra Mundial e foram morar com o velho professor, no campo.

IMG_1669
Ao se familiarizarem com o ambiente, os quatro foram explorar a casa com vários aposentos, que para eles era uma novidade. Quando se deparam com uma sala separada de todos os outros aposentos, dentro dela apenas um Guarda-Roupa, e é neste guarda-roupa que se inicia as aventuras de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia.

Lúcia a mais nova dos quatro irmãos é a primeira, por causa de sua curiosidade que entra no guarda-Roupa, quando dar por si está num Bosque repleto de neve. É justamente neste momento que se depara com o Sr. Tumnus, um fauno que vestia um cachecol vermelho de lã no pescoço. À princípio os dois ficaram assustados um com o outro, porém aos poucos foram se conhecendo, o Sr. Tumuns fica completamente envergonhado e conta para Lúcia quais eram os seus planos, na verdade ele teria que prendê-la e levar para a Feiticeira.

No entanto, o Sr. Tumuns gostou da Lúcia desde o momento que se encontraram, após a confissão eles se tornando grandes amigos.
Lúcia havia passado horas na companhia do Sr. tumuns, havia esquecido completamente de seus irmãos e deveria ir embora. Contagiada para contar tudo que se passou em Nárnia para os irmãos, se viu triste ao compreender que eles não acreditaram em nenhuma palavra que Lúcia dissera. E Edmundo não somente não acreditou como à humilhava e á desdenhava.

É quando Lúcia resolveu voltar a Nárnia e Edmundo também foi escondido de todos e ao chegar encontra a Feiticeira, que o enfeitiça com o Manjar Turco. Ele tão fica encantado que faz um tipo de acordo com a Feiticeira.

Após algum tempo eles voltam para Nárnia e lá descobrem que a feiticeira transformou o Fauno e vários habitantes de Nárnia em estátuas. E eles decidem encontrar Aslam com a ajuda do Sr. Castor e sua esposa. E Edmundo foge ao encontro da Feiticeira que fica bravíssima quando o menino chega sem os seus três irmãos.

IMG_1324
Lúcia, Pedro e Suzana encontram com Aslam primeiro e ficam admirados, mas logo se tornam amigos. O Leão já está reunido com alguns habitantes de Nárnia para confrontar a feiticeira que se enche de orgulho quando percebe que tem nas suas mãos um trunfo.

Aslam dará sua vida em troca de Edmundo que volta arrependido para seus irmãos. Em meio a tristeza de ver Aslam se sacrificar Suzana e Lúcia ficam desapercebidas que tudo isso não passava de um plano de Aslam para derrotar a tão temida feiticeira. E acima de tudo trazer à  paz novamente para Nárnia.

Eu amei esta crônica, em especial, fiquei fascinada com a sua história, com às emoções advindas dela, com o detalhamento dos diálogos e as  suas ilustrações.
É um épico da literatura que me encantou desde o início da leitura, uma história de amor, ódio e misericórdia. Com toda a certeza é uma das minhas crônicas preferidas. ❤
Para ler a resenha da primeira Crônica O Sobrinho do Mago – clique aqui!

Lendo para o #DesafioliterarioSkoob2015

IMG_1409

Um grande abraço

Daniela Correa

10 comentários sobre “As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

  1. Dayana Panassi disse:

    Oi Daniela!

    Primeiramente, me tira uma dúvida: O desafio literário do Skoob é seu ou é do Skoob??? Me passa a página dele depois para ver quais são os livros. =D

    Agora sim!! Amei sua resenha, mto fofa que nem a escrita do Lewis, que deixa a gente encantando com o mundo dele. Sua letra é muito chique, cheia de detalhes e amei a forma com que você faz o S. Toda vez que assisto aos filmes eu choro quando vejo o Aslam, e tenho a mesma sensação descrita no trecho que você copiou, de que é um sonho maravilhoso que eu gostaria de voltar a sonhar. Invejo a Lucia por ser tão próxima dele, e tocá-lo, dormir na barriguinha e tudo mais.
    Eu quero ler este livro logo, pois todo mundo diz que é maravilhosa a coleção.

    http://meninadeparis.com

    Beijos, fique com Deus

    Dayana

    Curtido por 1 pessoa

    • Daniela Correa disse:

      Oi Dayana,
      O Desafio Literario é de um grupo no qual eu faço parte. Foi desenvolvido pelo grupo do Skoob: https://www.facebook.com/groups/788550891161916/
      Esse mês de abril será lido livros relacionados à mentira e falsidade.
      Obrigada, viu? Dayana, Aslam é lindo, eu quando estou lendo o livro fico extremamente emocionada com ele. Meu coração vibra como se eu estivesse ouvindo a sua voz, sabe? Acho que é uma conexão, sei não? Mas, também fico como você de ser tão próxima dele quanto Lúcia. É lindo ver a amizade é a intimidade que ela desenvolve com ele, né?
      Leia mesmo, é inexplicável a sensação que ele produz na gente.
      Beijos
      Daniela Correa

      Curtido por 1 pessoa

    • Daniela Correa disse:

      Celly, obrigada minha linda! Eu sou suspeita para falar sobre Nárnia. Está no meu coração como livro favorito. Vou já já resenhar o próximo livro, meu objetivo é ler todas as crônicas e resenha-las. Obrigada pelo seu comentário.
      Beijos
      Daniela Corrêa

      Curtir

    • Daniela Correa disse:

      Ema, que bom que você gostou. Fico muito feliz de contribuir de uma forma ou de outra no incentivo à leitura de livros como as Crônicas de Nárnia, que são clássicos da literatura. Sugiro que leia e se delicie com a leitura. Beijos
      Daniela Corrêa

      Curtir

Deixe um comentário

